2º ENCONTRO - IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO DE MATEMÁTICA MÓDULO III

10/09/2011

PROBABILIDADE COM IDÉIA DE COMBINAÇÃO


OBJETIVOS GERAIS:


Compreender o processo envolvido na implementação prática do Currículo do Estado de São Paulo no contexto da sala de aula, aprimorando o conhecimento em relação as dúvidas conceituais elecandas pelos professores, pesquisa da SEE_ SP realizada em 2009



Subsidiar o professor, de forma que ele possa atuar autonomamente, com relação as práticas pedagógicas



Bibliografia: caderno do aluno e do professor 2ª série do Ensino Médio volume 3



PCOPs responsáveis pelo curso: Iara, Luciene e Mut

PCOP IARA SE PREPARANDO PARA ENTRAR EM AÇÃO


PCOP LUCIENE E OS PROFESSORES INÍCIO DOS TRABALHOS




PCOP LUCIENE - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 INTRODUZINDO IDÉIAS COMBINATÓRIA



a) raciocínio aditivo e multiplicativo



b) Formação de filas sem e com elementos repetitivos



c) Formação de grupos com elementos de 1 ou mais categorias






PCOP MUT INTERAGINDO COM OS CURSISTAS



PCOP MUT
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM A1;




a) Probabilidde e proporção: no início era o jogo



b) Lançando dois dados: um jogo e alguns cálculos de probabilidade

















HORA DO LANCHE




PCOP IARA



SA3 - PROBABILIDADE E RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO




a) exercícios de probabilidade




b) sistematização do conceito











OS PROFESSORES COMPARTILHAM RESOLUÇÕES DIFERENCIADAS



PROFª CATIA GOMES E.E. LUIZ D'AUREA









Profª ADRIANA SOUZA - E.E. YOLANDA CONTE









PROFº EDSON E.E. JARDIM BOPEVA






























LEITURA COMPARTILHADA




VIDA, PERIGO, EXPERIMENTAÇÃO




São demais os perigos desta vida, dizia o poeta. Hoje, é comum fazer-se seguro contra perdas em quase todos os domínios: automóveis, residências, partes do corpo, intempéries etc. O seguro afastaria o perigo da perda. Afastaria? De qual perda?



Em "As cidades invisíveis", Ìtalo Calvino descreve Otávia, uma cidade suspensa sobre um abismo. os habitantes andam sobre uma fina teia, como a das aranhas, que interliga cumes de montanhas, esgueirando-se por entre nuvens, entrevendo o fundo do abismo. Para Calvino, a vida é menos incerta em Otávia do que em outras cidades, na medida em que os habitantes sabem que a fina rede não resistirá mais do que se pode esperar dela.



Não existe vida sem perigo, sem risco. "Perigo" e "experimentação" são palavras com a mesma origem latina. É vã a tentativa de eliminar todos os riscos: juntamente com eles, a vida se esvairia, condenando-se à total ausência de experimentação.



O que nos torna mais seguros não é a inexistência do risco. é a consciência do mesmo.



Nilson José de Machado




































































































































































































































































































































































































































0 comentário(s) :

Postar um comentário