ENCONTRO PROGRAMA LER E ESCREVER







PROGRAMA LER E ESCREVER
7ª PAUTA DE FORMAÇÃO
PROFESSORES COORDENADORES

Núcleo – São Vicente
(DEs: Miracatu, Registro, São Vicente e Municípios parceiros)
13/09/2011
GRUPO 1

Rosa Maria Monsanto Glória
monsantogloria@uol.com.br

Objetivos do Encontro:
• Participar de uma roda de jornal, vivenciando algumas capacidades de leitura refletindo sobre as especificidades da atividade e fazer o levantamento dos conteúdos envolvidos.
• Compreender os aspectos temáticos e estilísticos dos enunciados pertencentes às Cartas de Leitor.
• Favorecer a emissão de opinião sustentada.
• Familiarizar-se com a leitura de textos da esfera jornalística.


1ª Atividade: Leitura realizada pela formadora –

2ª Atividade: Retomada do encontro anterior – leitura do registro

Responsáveis pelos registros:
1º encontro Zélia e Márcia Galdino 5º encontro Madalena e Onésia
2º encontro Marco 6º encontro Mariza, Veruska e Camila
3º encontro Renata e Mariangela 7º encontro Letícia e Regina
4º encontro Maluh, Michele e Luiza 8º encontro Roseli e Marta

3ª Atividade: Roda de leitura – Indicação literária
Marta – “O imaginário cotidiano” – Moacyr Scliar – Ed. Global; “Um sonho num caroço de abacate” – Moacyr Scliar

Outubro – Sandra, Maria, Roseli e Enedina
Novembro – Regina (Registro), Regina e Márcia
Adriana

4ª Atividade: Retomada do trabalho pessoal
- A tarefa proposta era:

• Leitura do texto “Sobre leitura e a formação de leitores: Qual é a chave que se espera?”, de Kátia Lomba Bräkling

A – Continuando a discussão sobre o trabalho com o Jornal...

5ª Atividade: Analisando o processo de escrita e publicação de carta de leitor

Em grupos, analisar o processo de produção de uma carta de leitor a partir de uma sequência

Argumentos da empresa:
• Valores – bem vence o mal
• Não foi inspirado na realidade brasileira

Argumentos de quem é contra a venda dos brinquedos:
• Impróprios para faixa etária
o Instiga a violência
o Permite a confusão entre a realidade e a ficção



Que aspectos da notícia o leitor escolheu para comentar? Como ele faz isso? Que termos utiliza? Refere-se à notícia? De que forma?

• Apóia-se numa informação da noticia e a desenvolve
• No primeiro parágrafo já informa sua posição
• Duvida da fidedignidade dos dados – questiona o pq não se falar de outras empresas
• Muda o foco de relação da violência com o brinquedo e retoma o papel dos pais – relação da família com a escola
• Organiza o texto enumerando os aspectos que se contrapõe a notícia




6ª Atividade: Preparando o trabalho com o professor
Parte 1
 Participar de uma roda de jornal
- questões que podem ser tratadas na matéria:
- poluição
- questões ambientais
- política pública
- o lixo causado pelo plástico
- questões financeiras
- o que ficará no lugar da sacolinha plástica?
- legislação – regulamenta o uso das sacolas
-
Questões decorrentes da discussão:
• O que fazer com o lixo caseiro? Não é uma incoerência? A substituição não dá na mesma?


Parte 2 – analisando a atividade de roda de jornal
Coletivamente:
 Recuperar os passos percorridos na atividade
Procedimentos na condução da roda: Função:
1. Indicou o nome do jornal, o caderno e a data
2. Comentou sobre a notícia
3. Perguntou o que o grupo sabia sobre este Caderno – O mercado
4. Leu o titulo da noticia
5. Perguntou: qual seria o tema desta noticia (a partir do titulo)?
6. Questionou o grupo sobre o tema
7. Permite que o grupo se coloque
8. Retoma a leitura do texto – o olho da notícia
9. “cutuca” para que o grupo participe
10. Retoma a leitura do primeiro parágrafo
11. Anota o que os participantes falam – hipóteses sobre o tema - foco da noticia
12. Pergunta: Será que tratará mais das questões ambientais ou de outras questões?
13. Retoma a leitura da notícia até o final
14. Pergunta: qual o foco da noticia?/Qual o assunto principal?
15. Leu a segunda parte da notícia – o acordo
16. Pediu que olhassem novamente para o texto: pergunta quem está legislando sobre a questão
17. Pede que apontem no texto a resposta – reler
18. Pede que localizem as diferente opiniões no texto
19. Propõe que retomem a leitura do texto
20. Conversa/ discute sobre o uso das aspas no texto
21. Propõe que o grupo retome as hipóteses iniciais e observem se elas foram contempladas ou não na noticia
22. Pergunta sobre a opinião do jornalista
23. Comenta sobre o gênero - noticia
24. Propõe que coloquem sua opinião sobre o tema
25. Acrescenta informações 1,2,3 e 4- Contextualizar a noticia – situar o leitor (permite conhecer o portador

3 e 4 – antecipar (ativar os conhecimentos prévios) – sobre o tema (correlato)

5,6, 7, 9 – antecipar sobre o conteúdo/ inferir – favorecer a participação

8, 10, 12 – confirmar provisoriamente (verificação) – criar novas antecipação

11 – documentar as primeiras idéias do grupo – para poder retomar posteriormente – focar a discussão – favorecer o estabelecimento de relações

13 - Confirmar as antecipações – informar qual é a notícia

14 e 15, 16 – criar uma situação de retomada do texto – analise e compreensão

17, 18 e 19 - sustenta a opinião – baseado no texto – localizar a informação

20 – recursos lingüísticos – compreensão
21 – validar ou não as hipóteses iniciais

22, 23 – explicitar as características do gênero

24, 25 – compartilhar sentidos – e informações sobre o tema a ponto de poder exprimir a sua opinião e sustentar com apoio da leitura. Foco




o Discutir: quais conteúdos de leitura foram ensinados, por meio dos procedimentos didáticos da formadora? Para se apoiar retomar o texto Explicitar conteúdos envolvidos nas práticas, de Délia Lerner


Parte 3 – analisando o roteiro proposto para leitura (anexo 1)
1) Em grupo, analisar o roteiro de orientações ao professor para essa atividade de leitura de jornal a ser desenvolvida com os alunos.(Anexo)
• O que justifica a escolha desse texto para ser discutido com os alunos?
o Tema atual e polêmico
o O uso das sacolinhas/ discussão sobre o problema do lixo / questões ambientais – faz parte do cotidiano das crianças – repertório – sentido
• Por que uma notícia (e não um artigo de opinião, uma entrevista ou uma reportagem)?
• As características do gênero – favorecem a reflexão sobre o tema – elaboração da própria opinião

• Por que solicitar que o professor apresente aos alunos o jornal na íntegra?
• O que se pretende com a orientação 2?
• Conhecer o portador – criar contextos de anticipações sobre o tema
• Qual a intenção de solicitar que os alunos leiam os 2 primeiros parágrafos e retomem suas antecipações?
• Validar as antecipações - focar
• O que se espera em relação ao papel do professor na orientação 10?
• Criar contextos de leitura – releitura de trechos; apoiar-se na leitura para comentar sobre
• Qual a intenção em oferecer mais de um texto sobre esse assunto ao professor?


7ª Atividade: Trabalho Pessoal.
 Trazer informações a partir de observações na escola, materiais analisados, relatos de PCs e professores, de como o trabalho com Cartas de Leitor está sendo encaminhado pelos PCs e de como tem chegado às salas de aula
• Quais as maiores dificuldades e os avanços notados?














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