O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CIENCIAS DA NATUREZA EM DEBATE - QUIMICA MODULO I TURMA I
24/09/2011 1º ENCONTRO
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – CENP
DERSV – Diretoria de Ensino região de são vicente
Gerson Novais Silva - PCOP DE QUÍMICA - OFICINA PEDAGÓGICA
Curso na Diretoria de Ensino
• Facilitar a efetivação do Currículo Oficial de SP.
• 30 h.
• 24 h presencial e 6 h à distância.
• Tem caráter disciplinar.
• Fora do horário
As Etapas
• Presencial: início das discussões acerca do papel da metodologia e das modalidades organizativas nas aulas de Química.
• Socialização: apresentação das situações de aprendizagem (oral e recursos), debate sobre o processo de ensino e aprendizagem da Química articulada com outras disciplinas (Ciências da Natureza).
• Conteúdos: discussões sobre temas que são importantes para efetivação do ensino e aprendizagem de Química na realidade atual.
• ora do horário.
PAUTA
1º ENCONTRO
- Lista de presença
- Entrega de material
-Explicações sobre o formato dos cursos, etapas, objetivos e requisitos para certificação
- Princípios do currículo de Química
- Desafio da Pratica docente
- Avaliação Externa
- Avaliação
- Combinados
Objetivos
Aprofundar os conhecimentos sobre conceitos científicos presentes no currículo oficial do estado de São Paulo;
Debater e discutir metodologias no processo de ensino e aprendizagem;
Debater e refletir acerca do planejamento das situações de aprendizagem para o ensino de conceitos científicos considerados, pelos professores, como difíceis de serem desenvolvidos visando adaptações ou produção de novas situações de aprendizagem e utilização de novas tecnologias (softwares específicos – Crocodile Chemistry);
Refletir e discutir sobre o papel de Atividades Experimentais e suas linguagens no processo de ensino e aprendizagem de Química.
O Curso Contempla:
• Temas estruturantes do Currículo de Química no estado de São Paulo, abordando:
Os fundamentos didático-metodológicos de sua implementação;
Os conteúdos específicos da disciplina.
• Competências e Habilidades com referência nas matrizes de avaliação externa;
• A Experimentação no processo de Ensino e Aprendizagem nas Ciências:
Laboratório investigativo, demonstração investigativa, atividades experimentais investigativas na própria sala de aula;
Trabalho com materiais de baixo custo;
Estratégia
• Apresentações orais com apoio multimídia.
• Análise crítica e trabalho com S. A. - Currículo do estado.
• Atividades em grupos - Otimização dos trabalhos propostos.
• Socialização das principais observações e idéias dos textos estudados.
• Oficinas apresentando atividades experimentais.
• Oficinas de formação para utilização do software “Crocodile Chemistry”.
• Estudo de textos de apoio referentes a formação continuada dos Professores de Química.
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